quarta-feira, 25 de junho de 2014

LIXO "HERANÇA" DA COPA DO MUNDO

Nosso país esta longe de possuir uma boa logística para coleta de resíduo sólidos. A situação é recorrente. Em todas as cidades do país é lixo espalhado por todas as vielas que possamos imaginar, e as que conseguem manter estas limpa, não a fazem de maneira correta ou seja, apenas transferem, o "lixo" de um lugara para outro (LIXÃO).
Essa é a realidade gritante de nosso país nesta área. O plano nacional de resíduo sólido vem se arrastando a passos lento, este obrigava toda cidade a implementar seu plano municipal para gerenciamento de seus resíduos, mas como vemos a realidade  e bem diferente, o prazo dado ate 2014 e não foi cumprindo, esse já estar em excursão, como medida "ágil" modificou-se a estratégia e começo-se a lutar por Planos Regionais, no sentido de aceleração na implantação destas ações.
Como descreve o órgão gestor destas atividades aqui no estado do Ceará CONPAM. Para maior detalhes segue os links. Site CONPAM.
Em resumo é que nosso país não esta preparado para tamanha geração de resíduos, haja visto as expectativas de geração de lixo em todo mundial com segue a tabela abaixo.


Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Fica a pergunta: Se não conseguimos da conta de nosso "lixo" de cada dia. Como poderemos resolver essa situação diante do mundial? Ainda vou mais longe ao interrogar. Se pudemos da conta da produção exorbitante de resíduo sólidos no mundial. Por que não usamos a mesma estratégia para a solucionar um problema já martelado a anos em nosso país, planeta? Chego a pensar que é má vontade.
Fica a interrogação: Falta de estratégia ou má vontade?


Nenhum comentário:

Postar um comentário